SINAL VERMELHO CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Com o crescente número de casos de mulheres agredidas, a Prefeitura Municipal de seringueiras aderiu à campanha “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica”, lançada pela Associação de Magistrados Brasileiros (AMB) e pelo Conselho Nacional de Justiça, em todo o país. A iniciativa da entidade envolve a participação das prefeitas e também de toda a equipe técnica.
Segundo dados do CNJ, foi registrado um aumento dos casos de violência doméstica e familiar em todo o país neste período do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus. Por isso, o Conselho Nacional de Justiça idealizou a campanha para oferecer um canal silencioso de denúncia à vítima que, de sua casa, não consegue denunciar a violência sofrida.
O objetivo da campanha é atender a vítima no momento em que ela conseguir sair de casa, e se dirigir à uma farmácia ou drogaria, previamente cadastrada à campanha, e pedir ajuda através do sinal de um “x” vermelho, feito com batom ou qualquer outro material acessível, desenhado na palma da mão ou em um papel, o que permitirá à vítima que se identifique ao atendente da farmácia cadastrada no projeto. Esse atendente treinado acionará a polícia, de acordo com protocolo preestabelecido.
Para a diretoria da Prefeitura, a campanha vai ajudar mulheres que não conseguem pedir ajuda sozinhas. De forma silenciosa, apenas com o sinal vermelho, elas indicarão que estão sendo vítimas de violência e serão ajudadas, possibilitando que ela ingresse no sistema da justiça, contando com apoio da rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.